terça-feira, 16 de outubro de 2012

A nova peça da companhia traz o autor russo A. Tchekhov para a cena, trabalha de forma processional e tem como base a criação do elenco e inspiração nos prédios do sanatório.



A Cia. Teatro da Cidade, de São José dos Campos estréia no próximo dia 9 de novembro, 20h, o espetáculo “Almas abaixo de Zero”, no Parque Vicentina Aranha, patrimônio histórico do município. Com dramaturgia de Samir Yazbek e direção de Claudio Mendel e Atul Trivedi, a peça aborda o processo de criação de um grupo teatral a partir de um mergulho no universo do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904).
O espetáculo cumpre temporada no parque até dia 1º. de dezembro, sempre às sextas-feiras e sábados, às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes, professores e terceira idade) e serão vendidos somente 60 por cada apresentação.
A encenação foi concebida de forma processional, cada cena acontece em espaços externos e internos do Parque Vicentina Aranha, complexo arquitetônico e paisagístico, considerado um dos mais importantes da fase senatorial, tombado pelos conselhos municipal e estadual e em fase de tombamento pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional). O espaço foi escolhido para a encenação, considerando também a semelhança do local de refúgio do autor, para tratamento da tuberculose, que o levou a morte em 1904.
O espetáculo tem um prólogo e quatro cenas, que abordam as várias facetas de Tchekhov: o escritor, o médico, o dramaturgo – que transformou o conceito teatral no final do século 19 –, e o grande humanista que, mesmo tuberculoso, percorreu 10 mil quilômetros para chegar à iIlha de Sacalina, no extremo oriente da Rússia, para conhecer o tratamento dado aos prisioneiros e colonos que eram deportados para lá. O recenseamento feito por ele em Sacalina resultou em um livro-reportagem que influenciou na mudança da legislação russa.
“Almas abaixo de Zero” repete a bem-sucedida parceria com o músico Beto Quadros, que recebeu indicações aos prêmios Shell e CPT de melhor projeto sonoro, em 2011, ambos por “Um Dia Ouvi a Lua”. No elenco estão os atores Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Vander Palma e Wallace Puosso. O cenário e figurinos são assinados por Fausto Viana e a criação de luz por Roberto Gill Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário