quarta-feira, 13 de maio de 2009

Revivendo com pulsação o Vale do Paraíba

Por Haidee Bittencourt – Professora - ECA/USP- diretora teatral

Maria Peregrina é da “forma” de Luís Alberto de Abreu. O autor foi buscar em fatos da tradição local, pesquisado pelos atores da Cia Teatro da Cidade, a inspiração para essa Maria. As personagens foram inspiradas nas figuras populares da região, com suas características humanas, suas músicas e suas festas tradicionais do Vale do Paraíba. Tudo acontece ao redor de Maria e nos deixa curiosos para desvendar quem é essa personagem. É todas as mulheres essa milagreira Peregrina!? Texto difícil de ser colocado em cena. Mas a Cia Teatro da Cidade venceu o desafio, revivendo com pulsação o Vale, sua gente, neste espetáculo.

A direção de Claudio Mendel conseguiu superar a barreira aparente do relato, e nos torna, desse outro lado (platéia), confidentes, cúmplices, do povo do Vale. Seu trabalho com os atores permite muita liberdade de criação ao elenco, reforçando o que o texto de Abreu solicita: simples, discreto, íntimo.

O elenco disciplinado na proposta da direção, coroa o espetáculo com interpretações equilibradas, desenhados, como sugere o texto. Elogiáveis as atuações de Andréa Barros (Mulher, Tereza, Louca e Mãe); Vander Palma, Márcio Douglas, Conceição de Castro e Karina Muller. Essas duas atrizes desempenhando papéis masculinos com veracidade, sem sentirmos a necessidade de serem interpretados por atores.

O cenário, figurinos e o tratamento musical, fazem desse trabalho, um espetáculo um trabalho digno e competente no cenário teatral brasileiro.


Maio de 2002


FOTOS









Espetáculo Maria Peregrina
de Luís Alberto de Abreu
Direção: Claudio Mendel

5 comentários:

  1. Olá, na verdade gostaria de saber se aqui no vale do paraíba existe alguma escola de formação teatral.
    Se possível, me mande essa informação por e-mail: lucianepolido@ig.com.br
    Aguardo...
    Muito obrigada, Luciane

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber a mesma coisa =]
    poxa como é difícil achar um curso aqui em são josé dos campos!
    pode ser pago ou de graça
    agradeço desde já

    fabiola_gui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. A MESMA COISA
    RAFA.JJ@hotmail.com ou rafinhajj@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. ah me mandem por favor uma resposta tambem
    gasc-123@hotmail.com

    ResponderExcluir