terça-feira, 20 de abril de 2010

Diretor da Cia Teatro da Cidade fala sobre a nova fase do grupo

foto:Tito Oliveira

Desde 1990, quando criamos, em São José dos Campos, o então “Grupo Teatro da Cidade”, tínhamos em mente a possibilidade de manter na cidade um grupo de pessoas que pudessem se dedicar ao estudo e pesquisa do teatro, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de espetáculos a serviço da formação de público e exercício do conhecimento adquirido.
Hoje, ao completarmos 20 anos de trabalho, aprendemos finalmente a “ouvir a lua” e estamos coroando essa iniciativa e presenteando o público, com o segundo espetáculo que fala sobre nossa cultura e nossos costumes e com a grata contribuição de Eduardo Moreira na direção que, de forma generosa, está nos repassando os conhecimentos e experiências adquiridas na sua trajetória dentro do Grupo Galpão, talvez o mais conceituado coletivo de teatro de todo o país.
“Um Dia Ouvi a Lua” reúne importantes profissionais, como nossos amigos Beto Quadros e André Braga na batuta musical. Robson Jacqué nos exercícios e conscientização corporal do elenco e o competente ator, cenógrafo e figurinista Leopoldo Pacheco.
Com esse time e a competência de um elenco que resistiu ao impacto de um novo ritmo de trabalho, teremos com certeza mais uma década de temporada com esse novo espetáculo especialmente escrito por Luís Alberto de Abreu, como já o fizemos com o seu texto anterior “Maria Peregrina” em cartaz desde 2000.
Abreu é assim um mago da dramaturgia nacional e por isso mesmo, de uma generosidade indescritível. Prontamente aceitou a tarefa de nos escrever um texto para a comemoração de 20 anos da Cia Teatro da Cidade e com isso, se dispôs a vir rotineiramente a São José dos Campos para ver e rever os ensaios, escrever e reescrever o texto, apontar caminhos, discutir propostas da encenação...
Por tudo isso, a lua, com certeza, terá muitos segredos para dividir com o público, porque ao ouvirmos a lua, nos descobriremos e conheceremos melhor uns aos outros. E isso, é verdade!
Claudio Mendel- Diretor da Cia Teatro da Cidade e Co- diretor do espetáculo 'Um Dia Ouvi a Lua'

Um comentário: