quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atores e seus treinamentos.

Treinamento: 25/11/2011

Começamos a ter mais consciência de nossas possibilidades corporais, observamos evoluções no sentido postural e estamos aos poucos superando limites!
Isso tudo foi percebido ontem após o alongamento que tem a finalidade de - além do aquecimento e da preparação do corpo para o exercício – desenvolver a consciência corporal, na medida em que se focaliza a parte do corpo que está sendo alongada. Como atriz/terapeuta, tenho o conhecimento de que o alongamento também ajuda a liberar movimentos que foram bloqueados por tensões emocionais.
Em nosso caso, buscamos também nesse momento trazer nossa atenção e pensamentos para o corpo, deixando as questões cotidianas para “fora” do nosso espaço de trabalho. Vamos em direção a um treinamento que propicie uma energia extra-cotidiana que vise trabalhar o tão desejado “estado” do ator.
Ontem, partimos para exercícios que colocaram nossos sentidos em alerta: ao pular corda no escuro, fomos guiados por nossa audição e ampliamos nosso corpo perceptivo.
No exercício de ações físicas, desenvolvemos ainda mais nossa criatividade e o mais importante: o jogo! Colocamo-nos em prontidão!
Porém, foi na atividade de expressão corporal que conseguimos atingir o trabalho coletivo. Em nossas observações procuramos relacionar cada atividade com o trabalho de cena e o ofício do ator. Experimentamos a intensidade do estado de prontidão, “da entrega” e também “do receber”, ou seja, do jogo cênico!

Adriana Barja٭


Prática...
Acredito cada dia mais que prática é o que de melhor podemos ter na vida, pessoal e profissional, e isso inclui diretamente o teatro.
Reacender os corpos talvez essa seja a palavra chave.
Toda vez que nos propomos fazer qualquer ação física acredito que estamos de novo e mais um dia reacendendo os corpos, a mente a criatividade.
A prática faz com que a gente se permita enquanto atores e artistas, e como humanos também. Acredito que é na prática que descobrimos os medos, as inseguranças e as diferenças, e isso pra mim é realmente maravilhoso. Na prática conseguimos compartilhar experiências e enriquecer, acima de tudo evoluir.
Hoje 26 de janeiro de 2011 – Terça – feira, quando pulei corda no escuro , percebi o medo de errar, parei algumas vezes, fiquei tonta, talvez pela insegurança, pelo pavor da escuridão, já que essa nos traz lembranças tão estranhas, que criança gosta de escuro? Quando não se sabe que a noite também é boa. E foi assim, meus colegas me encorajaram, e me mostraram que se permitir à coisas que se tem medo é muito bom, pulei e quando entrei no jogo sem pensar em mais nada, só ouvindo a corda bater no chão, foi ótimo. Me entreguei.E mais uma vez me iluminei com o teatro reacendendo meu corpo.
reacender (ê) v. tr.
1. Acender novamente.
2. Excitar; estimular; avivar; desenvolver; activar!.
3. Fig. Dar novo ardor a.

Ana Cristina Freitas




"Corpo/ concentração. Relaxamento/tensão. Idéias. Mais idéias. Conflitos internos que desejam flutuar pelo espaço. O corpo pede Treinamento e a mente agradece ao realizá-lo. Eu agradeço a oportunidade e o aprendizado." Thais Lopes


" Um ensaio de teatro deve ser um ato teatral. A partir do momento em que chegamos lá até o momento de ir embora, todo o nosso comportamento deve ser teatral. Alguém que assiste ao ensaio deve sair com a sensação de ter visto uma grande peça, cujo assunto é um ensaio de uma peça de teatro." Domingos de Oliveira.
THAIS LOPES

Respiração. Cerimônia (ritual de preparação). Obediência ao mestre. Uma outra maneira de enxergar coisas óbvias. Rotina pelo avesso. Desafio frente ao desconhecido. O medo é um aliado: se ele existe é porque algo está faltando.

Wallace Puosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário