sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cortejo de Carnaval.


Fachada do CAC Walmor Chagas.A galera chegando para a batucada.


Douglas Mané e João.


João, Paulo Barja e Eva.


Vamos lá meu povo! A Bebel e o Joãozinho já estão curtindo.


Adriana Barja, Ana Cristina Freitas "Cia Teatro da Cidade e meninas lindas do Batucaia.


E o cortejo segue.

CORTEJO DE CARNAVAL DO CAC WALMOR CHAGAS

A concentração aconteceu em frente ao CAC Walmor Chagas. Havia músicos, palhaços, palhaços/músicos, atores, pessoas da comunidade do Jd. da Granja e a galera do “Grupo Batucaia” de Jacareí.
Mestre Renato do “Batucaia” pede a atenção de todos e começa sua fala agradecendo a Cia Teatro da Cidade pelo convite em participar do “I Cortejo de Carnaval do CAC Walmor Chagas”. Em seguida diz aos presentes: “vamos fazer o que aprendemos! Cada um sabe o instrumento que vai tocar pra cada ritmo. Vamos tocar maracatu, afoxé e congada e se der a gente fecha com o Zé Pereira. Mais... o mais importante de tudo: VAMOS NOS DIVERTIR!!!!”
E assim, seguindo a orientação do mestre, fomos à formação: o grupo “abre alas” ficou por conta das mulheres com seus Abês (ou Agbê ou Chequerê), em seguida “batucaios” com seus agogôs. E aí vinham as caixas seguidas das potentes alfaias, que enchiam nossos olhos com a diversidade de cores e pinturas.
Os palhaços - especialmente convidados para o cortejo – trouxeram alegria, singeleza e muito brilho para o nosso “cordão carnavalesco”.
Foi dado o sinal pelo mestre e, dessa forma começou a execução de todos os instrumentos. A partir dali, o som do Grupo Batucaia e dos Palhaços/Músicos, trouxe “algo” diferente para o Jardim da Granja, fazendo as pessoas saírem nos portões e nas janelas para ver o “Cortejo” passar.
O grupo seguiu por várias ruas, tocando, dançando e observando as pessoas que aplaudiam – da frente de suas casas – com palmas, sorrisos e olhares.
Durante o cortejo uma criança se aproximou dos palhaços e logo começou a interagir, ganhando uma baqueta do palhaço, que continuava gentilmente carregando o tambor para o menino tocar.
A noite ficou mais vibrante com a sintonia que aconteceu entre os artistas e as pessoas da comunidade Jardim da Granja. E era isso mesmo que desejávamos fazer: dar um presente para elas! E acreditamos que arte é o melhor que podemos oferecer, pois a arte transforma! Como transformou na noite de ontem o cotidiano dos moradores do Jardim da Granja, trazendo música e alegria para todos!!!
(Adriana Barja – atriz da Cia teatro da Cidade e integrante do Grupo Batucaia)






Queridos,


Ainda estou radiante pela noite de ontem!!


Me emocionei em vários momentos vendo todos juntos felizes, "mostrando" seus talentos.
Parabenizo todos pela bela apresentação e peço a benção dos mestres da cultura popular para que dê vida longa ao Batucaia.


Parabenizo à todo pessoal do CAC Walmor Chagas pelo trabalho que desenvolvem na comunidade e agradeço o convite e todo o carinho com que nos receberam.


Agradeço principalmente a Adriana e a Ana Cristina e nosso querido professor Renato por acreditar na gente e pelo belo trabalho que levou as ruas.


Voltei ontem feliz mas com uma pulga atrás da orelha que não me deixava dormir.
Esse grupo tem que ter vida longa, precisamos dividir momentos como esse muitas outras vezes e nos apropriarmos dessa idéia de grupo, de coletivo, de fazermos parte , de sermos co criadores. Não sinto o Batucaia como um grupo do Instituto Sapucaia, vejo que um dia pode ser uma proposta independente. Penso que hoje o Sapucaia disponibiliza a produção e o estudo desse grupo mas vejo além disso....quero, desejo muitas batucadas ao Batucaia, muito aprendizado e muita troca e parceria.


De coração quero muito a continuidade desta proposta e muitas batucadas pra adrenalizar a gente!


Mais uma vez agradeço todos você por se achegarem ao Instituto e por acreditarem no Construindo Música. Pra mim foi um orgulho ver todos lindos pelas ruas de sjcampos... adorei o naipe de abês das meninas puxadoras de toadas, as saias coloridas e esvoaçantes, os rebolados e gingas, adorei sentir a música do Batucaia!!

Beijos nos corações.


Axé,
Bia

Um comentário:

  1. Pessoal,
    foi uma noite pra encher a gente de alegria...!
    Obrigado pela oportunidade!! Pela amizade compartilhada! Pela música e batucada no coração: tum-tum, tum-tum...
    Vida longa ao cortejo do Jardim da Granja! Viva a Cia Teatro da Cidade e a moçada maravilhosa do Batucaia!!
    Saudações,
    Calvin Clown

    ResponderExcluir